Estresse se combate com o Pilates.


Estresse se combate com o Pilates 

Saiba como esta pratica pode te ajudar

O pilates é bastante conhecido como uma ótima maneira de condicionar os músculos, prevenir lesões.

Mas essa tradicional técnica vai muito além disso.

O pilates possui um papel fundamental para administrar o estresse cotidiano, além de conter uma excelente forma de reorganizar e manter a saúde de uma pessoa.

São diversas técnicas utilizadas durante as aulas que irão conscientizar, harmonizar, equilibrar e consequentemente aumentar o bem-estar, mesmo depois que os exercícios terminarem.

Como funciona o Pilates

A técnica do pilates foi criada considerando a forma como uma pessoa deve se mover para atingir o equilíbrio perfeito, atendendo as estruturas anatômicas e biomecânicas do corpo.

Para atingir seu objetivo, o criador do pilates, JosephPilates, observou atentamente a natureza e os animais, além de estudar diferentes formas de atividades físicas e esportes.  

Ele reuniu em uma só técnica o fortalecimento e o condicionamento dos treinamentos físicos praticados no ocidente com as práticas milenares do oriente, como as artes marciais e a yoga.

O pilates leva em consideração não apenas a realização dos exercícios como também a forma de executá-los para atingir um controle e consciência necessária para a prática.

Como o Pilates ajuda a reduzir o estresse

Diversos estudos realizados no mundo todo demonstram que a prática do pilates consegue diminuir o estresse diário de uma pessoa significativamente. Isso ocorre principalmente pelas variadas técnicas usadas durante a atividade, principalmente de respiração.

Conheça suas vantagens:
  • Durante os exercícios de Pilates, há uma execução consciente e completa da respiração que se harmoniza com o movimento que se está sendo feito.
  • Também já está comprovado que respirar de forma lenta e profunda diminui os níveis de cortisol no sangue ao longo do tempo. Isso é positivo, pois esse hormônio em grande quantidade pode levar a estados de depressão e cansaço.

·      Outro fator importante para a redução do estresse é que ao praticarmos pilates aprendermos a nos mover sem tensão, utilizando apenas os músculos necessários para aquele movimento.

·   Quem pratica pilates possui um relaxamento consciente e seletivo de seus movimentos, usando os gestos com economia facilitando a fluidez e o controle de nosso corpo.

·    Além disso, a atividade também aumenta a concentração pois nos tornamos mais conscientes de nosso corpo e o que estamos fazendo no momento. Focamos no aqui e agora. A concentração facilita a colocação dos problemas dentro de um contexto onde ficará mais fácil achar a solução.

Uma grande vantagem da prática de pilates é que os benefícios não estão presentes apenas durante a aula. O aprendizado da técnica pode ser levado para situações do dia-a-dia, auxiliando a reconhecer estados físicos e mentais e proporcionando a oportunidade de agir de forma mais eficiente em seu cotidiano. 

Essa e outras técnicas você encontra na Creftae entre em contato agende uma avaliação e conheça todos os nossos tratamentos.


Dr. Angelo Roncalli  
Fisioterapeuta: CREFTO-3/ 225824-F
Terapeuta: CRTO - 2085    

Pós-Graduado em Acupuntura (Auricular e sistêmica, Estética pré e pós-operatório);
Reabilitador físico, Quiroprata, Iridólogo;
Realiza Palestras in company, inclusive SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para escolher a massagem Ayurvédica.

Saiba mais sobre a Prática da Yoga e alguns dos seus benefícios para o Ponto de Equilíbrio Emocional

Os 5 benefícios da acupuntura para seu corpo